top of page
textura de areia

Dizer que sou um ser em transformação constante direciona para algo amplo, mas honesto. No entanto todos temos e contamos uma história e a minha começou no Algarve.

Nasci em Faro, em 1982, filha de pai Alentejano e mãe da Beira Baixa e bem rodeada pelo feminino, pois sou a última e a 3ª filha, já não contanto com 2 sobrinhas e uma sobrinha neta. E se o clã feminino se evidencia com força na minha linhagem, também no que toca aos animais também sempre tivemos fêmeas que partilharam o nosso lar.

Sou casada e não tenho filhos, mas costumo dizer que sou “mãe” de muitas mães e filhas, pessoas que acompanho e também “mãe” de muitas ideias e projetos que vão ao encontro de melhorar algo no mundo. Então, se mãe é aquela que acolhe e cuida então posso dizer que me sinto “mãe” de muitos e de muitas coisas. 

carla nunes lopes

Como falar de mim quando sou, fiz e vivo tantas coisas?

textura de parede

Há uns anos atrás, uma amiga disse-me que eu era uma Alma Inquieta e hoje reconheço essa inquietação,

a eterna curiosa e criativa em mim, pois adoro aprender coisas novas, adoro conhecer pessoas, sobretudo as suas histórias e sentires com a vida, adoro criar projetos e desenvolver ideias…sobretudo que ajudem a cultivar lugares melhores na vida de cada um de nós. 

Para além disso, reconheço em mim outras partes como o ser amorosa, dedicada e com um sentido humor brincalhão que aparece nos contextos em que me permito ser espontânea. Mas por outro lado, também reconheço em mim a insegura, a exigente, a stressada…Bom…no fundo, de ser humano…todos temos um pouco! 

Mas continuando a caminhar por partes da minha história… Licenciei-me em Psicologia Clínica em 2007 e durante muitos anos acompanhei muitas pessoas. No entanto, em 2013 tive um período muito difícil na minha vida. Vários pilares que acreditava serem os que me sustentavam ruíram e mergulhada numa fase de desespero procurei ajuda nas terapias alternativas e mais tarde tive acompanhamento de uma psicóloga. 

mulher sorrindo

“Até que chega a determinada altura que as pinceladas que damos são feitas com tanto amor que nossos olhos brilham quando observam a tela… começamos a escolher as cores que combinam connosco e não com aquelas queremos mostrar aos outros.” 

- Carla Nunes Lopes -

textura de parede
mulher tocando a árvore

Foi um período muito difícil, uma fase que me senti literalmente sem chão

e mergulhada em muitas emoções negativas. Mas com apoio e acompanhamento comecei a mergulhar e refletir sobre os meus movimentos internos e os movimentos da vida. E essa travessia de “morte” também deu lugar a um “renascimento”.

Devido ao caminho que comecei a trilhar comigo mesma, e ao ter experiências com outras áreas de trabalho fora do campo da psicologia, em 2017 (aproximadamente) dei-me conta que a minha prática clínica com os clientes estava diferente, e sentia necessidade de complementar com algo mais, mas não sabia bem como.

Pouco tempo depois dessa procura por algo diferente, surgiu a Escola do Desenvolvimento Transpessoal, onde encontrei a o curso de Terapia Transpessoal. E foi através deste encontro com esta escola e esta abordagem que encontrei uma linguagem e uma visão que me transportaram para um lugar mais profundo e humano, onde esta forma de acompanhar o outro fez todo o sentido. 

Foi também nesta altura que voltei a cruzar-me verdadeiramente com o caminho do Xamanismo. Este caminho me conectou de uma forma muito bonita e profunda à espiritualidade, à Natureza e muito mais… só o som do tambor é casa para mim e a ligação à terra inspirou-me através da sua sabedoria ancestral… 

textura de parede

E nessa inquietação de saber mais e coisas diferentes, também fiz muitas formações e passei por muitas mudanças,

umas com sucesso e outras nem por isso, mas ficaram as aprendizagens que me foram e são importantes para o meu caminho e para o caminho das pessoas que acompanho.

No entanto, passado alguns anos cheguei a um momento de conflito entre a prática convencional/tradicional e a prática com uma visão mais holística e perante isso comecei a atuar outras abordagens no acompanhar o outro, através do xamanismo, da astrologia e tarot e suspendi por um tempo a minha prática clínica dentro da psicologia.

E nessa linha, nesse caminho, em 2020 nasceu o nome Anciã da Terra que tanto me falava desta união da ancestralidade e sabedoria à vida. Pensar numa Anciã remete-me para uma velha que vive numa floresta e que nos aguarda na nossa chegada com um bom chá quente e uma lareira acesa para que possamos aconchegar, descansar, chorar, rir, desabafar, sentir a natureza, sermos inspirados e tanto mais. No fundo o nome inspirou e inspira-me para simplesmente um lugar que acolhe aquilo que trazemos dentro para depois continuarmos a caminhar… é assim que vejo a Anciã da Terra, um lugar e um caminho que vai ao encontro de uma mulher Sábia que podemos visitar.

carla tocando tambor
textura de plantas

INTEGRAÇÃO

Em 2023, após muito questionamento interno e muitas reflexões, regressei ao caminho da Psicologia, mas com uma visão diferente, mais integradora.

No fundo, nunca deixei de ter as bases que aprendi em psicologia, mas se eu me transformei, ela também ganhou um espaço e o chão diferente em mim. 

INTEGRAÇÃO

textura de parede
carla nunes lopes sorrindo

Sinto que alinhei um olhar e um estar com o outro de uma forma diferente.

E nessa diferença também passei a dar mais foco à ligação e à relação terapêutica, que é uma relação humana e acontece além de uma ferramenta ou uma técnica. Esse acompanhar envolve também um mistério que só nesse encontro de Almas se sente e acontece num espaço sagrado entre 2 ou mais pessoas.

Através dos mergulhos que faço comigo mesma e o trabalho que exerço atualmente, quer individual, quer em grupo, traz este olhar amplo e integrador, unindo os conhecimentos e a experiência do passado. Pois cada pessoa, é única na forma de viver e sentir a sua história e quando se cruza comigo procuro convidar também uma viagem profunda pelo seu mundo interno, o seu mundo das emoções, permitindo caminhar pelo autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Grata por teres lido um pouco destes trilhos e até breve.

Um abraço,

Carla Nunes Lopes

Caminhos percorridos:

» Licenciada em Psicologia Clinica 

» Pós- Graduação em Psicologia do Desporto e da Actividade Física 

» Formadora Certificada 

» Certificação em Coaching 

» Facilitadora de Práticas Xamânicas 

» Reiki Nivel II 

» Formação em Jung e o Tarot 

» Astrologia do Ki 9 Estrelas 

» Guardiã do Ritual do Útero 

» Guardiã dos Rituais do Munay-ki 

» Formada em Astrologia Psicológica Transpessoal 

» Nível 1 - Eu Superior 

» Formação em Arqueologia Feminina 

» Formação em Arteterapia e Psicologia Junguiana 

» Participação em Wolves Tribe Program

» Formada em Terapia Transpessoal

» Participação no Curso Intensivo de Dança Movimento Terapia 

carla nunes lopes
mão tocando uma planta
bottom of page